domingo, 30 de dezembro de 2012

Top 5 - Melhores remakes

   E quem disse que todos os remakes são ruins? Muitas refilmagens de filmes clássicos também conseguem ser tão boas quanto os originais, ou até mesmo superá-los. Os redatores do Aluado selecionaram 5 ótimos remakes que devem ser vistos por aqueles que apreciam a sétima arte.


5 - King Kong (2005)

  O segundo remake de King Kong é uma excelente e emotiva homenagem ao clássico de 1933. O longa, dirigido por Peter Jackson, cineasta responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis, é ambientado na década de 30, no período da grande depressão (época em que o clássico fora lançado nos cinemas americanos), e usa a mesma história abordada no clássico, mas com muito mais detalhes adicionais e uma breve intrudução ao mercado cinematográfico nos anos 20 e 30. O filme de 2005 foi uma super prodrução com excelentes efeitos visuais, fotografia, trilha sonora, atuações do elenco e um bom roteiro. Talvez, o único problema do longa seja sua longa duração, mas isso não faz King Kong de Jackson deixar de ser um bom filme. Diria que o filme foi feito no momento certo, isto é, dos melhores avanços tecnológicos no cinema.






4 - Cabo do Medo (1991)

   Martin Scorsese realizou uma boa refilmagem do suspense O Círculo do Medo, de 1962. O longa de 1991 não é melhor que o clássico nem inferior, mas consegue ser tão bom e interessante quanto, por melhor explorar a loucura do psicopata Max Cady. Na trama, Cady, ao passar 14 anos na cadeia, volta com tudo para vingar-se de seu advogado, responsável pela sua prisão. Assim, começa a aterrorizar a vida de seu ex-advogado e sua família. A atuação de Robert De Niro como Cady foi algo extremamente fantástico e assustador, rendendo-lhe uma indicação ao Oscar. Os atores da primeira versão: Gregory Peck, Robert Mitchum (que viveu o psicopata antagonista do longa) e Martin Balsam também estão presentes no remake.










3 - Bravura Indômita (2010)

  Essa é a prova de que os irmãos Coen são bons até nos remakes. Bravura Indômita (2010) também conta com a mesma história de vingança do original (estrelado pelo mito John Wayne), porém com um melhor toque de mistérios misturado com sentimentalismo que funcionou perfeitamente. Obviamente, o filme tem um ótimo visual Western, contando com uma fotografia muito bem feita e vencedora do prêmio BAFTA (Reino Unido) e excelentes atuações. Jeff Bridges conseguiu atuar tão bem quanto seu antecessor (Wayne), recebendo uma indicação ao Oscar de melhor ator. Porém, a atuação em destaque foi da jovem atriz Hailee Steinfeld que, apenas com 13 anos, deu um verdadeiro show no papel da personagem Mattie Ross. Steinfeld recebeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz coadjuvante.
   








2 - Scarface (1983)


    Fazer uma refilmagem do clássico de 1932 (dirigido por Howard Hawks) não era uma tarefa simples, muito menos bem vista pela maioria dos cineastas. Porém, o diretor Brian De Palma misturou a história do original com elementos atuais na época (década de 80) e realizou um dos melhores remakes já feitos na história do cinema. Scarface de 1983 não teve como centro a máfia italiana, mas a cubana que envolvia, principalmente, o tráfico de drogas. O longa mostra o criminoso cubano Tony Montana, interpretado pelo mestre Al Pacino, que tenta montar um império mafioso de tráfico de drogas em Miami. Scarface é um dos filmes mais violentos já produzidos e um clássico dos anos 80. Atualmente, é visto como um filme cult.










1 - Ben-Hur (1959) 

Ficheiro:Ben hur 1959 poster.jpg   Poucos devem saber, mas o clássico Ben-Hur de 1959 é a terceira adaptação do romance escrito por Lew Wallace. O longa (muito longo, por sinal) é a segunda refilmagem do curta-metragem mudo de 1907 de mesmo nome. Em 1925, estreou o primeiro remake de Ben-Hur, dirigido por Frank Niblo e estrelado por Ramon Novarro. Porém foi a versão de 59 que ficou mais conhecida e venerada pelo público e crítica, sendo considerada um dos maiores filmes épicos da história do cinema. É impossível não se impressionar com a sequência da corrida de bigas e perceber a perfeição das cenas. Ao meu ver, a sequência da corrida é, até hoje, a mais bem feita na história da sétima arte. No longa, Judah Ben-Hur é vivido pelo ator Charlton Heston e sua atuação rendeu-lhe o Oscar de melhor ator. O filme foi o primeiro recordista no Oscar, recebendo 11 estatuetas, incluindo melhor filme e diretor (William Wyler). Atualmente, está empatado com Titanic e O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Top 5 - Piores remakes

   Neste novo "Top 5" do Aluado, vamos selecionar apenas cinco das inúmeras piores refilmagens do cinema, de acordo com os redatores do blog. Espero que gostem e compartilhem esse ódio que temos por certos remakes que nos tiram as boas lembranças dos clássicos.


5 - King Kong (1976)

  Remake do clássico de 1933 fez sucesso na época de seu lançamento por causa de seu visual e efeitos especiais. Porém, a produção de Dino De Laurentiis peca por ser uma versão modificada do clássico, tendo uma história diferente da realizada por Merian C. Cooper e Edgar Wallace. Foi altamente criticado e até hoje é mal visto pelos apreciadores da sétima arte. Alguns críticos, porém, consideram o filme um clássico e há quem diga que o longa merece reconhecimento. King Kong de 1976 foi um filme desnecessário e, mesmo com todos seus efeitos visuais (deslumbrantes para sua época), nunca me surpreendeu. O segundo remake de King Kong foi uma super produção realizada em 2005 pelo diretor Peter Jackson, e conseguiu ser tão bom quanto o original.








4 - Karate Kid (2010)

Karate Kid Poster   O clássico oitentista ganhou uma versão "infantil" no ano de 2010 de mesmo nome. A história é quase a mesma, mas, obviamente, há certas modificações que causam lágrimas de ódio nos olhos dos fãs do clássico estrelado por Ralph Macchio e Pat Morita. Mais uma vez, o roteiro contribuiu para a criação de um remake ruim e sem sentido de ter sido realizado. Além do péssimo desenvolvimento, o elenco também é responsável pelo péssimo resultado do longa. Jaden Smith, filho de um dos melhores atores da atualidade (Will Smith) não tem simpatia alguma e sempre aparece com uma cara amarrada ou chorosa que o faz ser pouco admirado pelo público; Jack Chan pode ser um dos "mestres das artes maciais", mas jamais será um grande mentor, muito menos um bom ator. Devido ao fato de os personagens lutarem kung fu em vez de caratê e o protagonista ser uma criança mimada, o filme devia se chamar "Kung Fu Baby".






3 - Godzilla (1998)

   Este filme é uma das provas de que americano realmente não sabe refazer filme japonês. Muitos consideram o remake do clássico filme do monstro japonês de 1954 um verdadeiro insulto e absolutamente ridículo! Mais uma vez, a modificação na história atrapalha e origina um roteiro ruim e sem desenvolvimento. Mas o maior problema de Godzilla são as cenas de ação sem sentido e em excesso, além das péssimas atuações de bons atores (Matthew Broderick e Jean Reno, por exemplo). Rolland Emmerich, famoso por dirigir filmes-catástrofes (Independence Day, O Dia Depois de Amahã, 2012), realizou essa catástrofe de filme que irrita qualquer um japonês ou amante do cinema de gênero "monstro". 











2 - Planeta dos Macacos (2001)

   Tim Burton é um de meus cineastas favoritos, não nego. Eu o perdoo por ter realizado um remake de um dos meus filmes de ficção científica prediletos e de forma tão ruim e desnecessária. Planeta dos Macacos de Burton é o típico filme sem uma gota de sentido que jamais devia ter sido feito. Não havia necessidade de realizar esse longa. Apesar de possuir algumas referências ao clássico de 1968, o filme não deixa o público espantando, muito menos impressionado com a história e o fraco roteiro. Personagens sem carisma que tentam ser engraçados mas não conseguem, um vilão que ninguém consegue odiar ou respeitar, visual (cenários) com pouco estilo (sim, um filme de Tim Burton com visual medíocre) e cenas de ação curtas e sem emoção completam o pior filme que Burton realizou em sua carreira. Mas o filme possui um ponto positivo: o trabalho de maquiagem é extremamente bem feito e realista, diferente dos primeiros filmes da série "Planeta dos Macacos". Porém, aquele visual trash dos símios nos longas antigos parece me agradar muito mais, devido sua "bizarrice elegante". O filme possui um grande elenco e as atuações não são ruins, mas também não são dignas.





1 - Psicose (1998)

  Eis um filme que nenhum indivíduo apreciador da sétima arte e, principalmente, das obras do mestre Alfred Hitchcock jamais devia assistir. O diretor Gus Van-Sant teve simplesmente a "cara de pau" de copiar todos os elementos criados por Hitchcock no o clássico de 1960 e colocá-los em sua produção tão odiada pelo público e crítica: abertura semelhante ao clássico (!); mesma trilha sonora (!!); mesmas tomadas de cena (!!!); mesma história mas em um roteiro totalmente ruim (!!!!). Talvez a única coisa de diferente na trama seja as visões e delírios do psicopata Norman Bates (interpretado no remake por Vince Vaughn), enquanto mata suas vítimas quando assume a identidade da mãe. Não direi que Psicose de 1998 é totalmente igual ao clássico, pois isso é um insulto. Obviamente, não há toda aquela classe, cenas memoráveis e diálogos inteligentes presentes no longa de Alfred Hitchcock. Psicose de 1960 é único e jamais devia ter ganho um remake, muito menos duas sequências (o terceiro e o quarto, pois o segundo chega a ser um bom filme). Algo que também me deixou muito triste nesse lixo de filme foi ver um elenco tão bom totalmente perdido, sem falar que o longa parece mais um filme pornográfico light do que um suspense.



  

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Morre último dos 12 homens

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjMp7Ly83XiHw9_KF3WiH8xvdEDjqrN0f3Gk_iGYMQdT5o-kWHA1jYtSG-bAYNgACrrgMP_4JICuDnX2Xc_ip5lOLaHKYBtBz9eShuhZr8fJoUq3gLvYnpZw5W3Gmc2DSQQlssaULnZuplX/s400/jack+klugman.gif
Klugman em "12 Homens e uma Sentença"
   O ator americano Jack Klugman, último protagonista do clássico 12 Homens e uma Sentança (12 Angry Men), de Sidney Lumet, morreu nesta véspera de Natal, devido um câncer na garganta, segundo a ABC.

  Klugman também estrelou as séries Um Estranho Casal e Quincy M.E., nas décadas de 70 e 80. O ator era fumante compulsivo, fato que, após uma cirurgia, lhe concedeu uma voz rouca e marcante. Isso lhe deu papéis em filmes como Deus nos Acuda, em 1996. Jack Klugman tinha quase 60 anos de carreira artística.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Fãs gaúchos querem Paul McCartney de volta

  Já começaram novas mobilizações para trazer o ex-Beatle Paul McCartney de volta às terras brasileiras. Desde o último domingo (16), fãs gaúchos do músico iniciaram uma campanha exigindo a volta do artista para o Rio Grande do Sul, para realizar na Arena do Grêmio um grande show para começar bem o ano de 2013. A ideia foi proposta por Beatlemaníacos gaúchos que não tiveram a oportunidade de assistir a apresentação realizada em 2010, no Estádio Beira-Rio, e que aguardam ansiosamente que a Arena Gremista, local de boa estrutura e espaço, receba McCartney para realizar mais um show histórico.




 A campanha “Paul na Arena do Grêmio em 2013” precisa de mais divulgação e apoio dos beatlemaníacos espalhados pelo Brasil. Os administradores da página no facebook pedem a colaboração de todos para curtir e compartilhar essa grande ideia e também indicam a página “The Baseballs no Brasil”, que vem apoiando fortemente a campanha do Paul, sobre a vinda da banda alemã de rockabilly The Baseballs ao Brasil.

 Se tudo der certo, o Brasil terá mais grandes shows do tão querido ex-Beatle, fato que realizará o sonho de muitos que ainda não tiveram a oportunidade de presenciar um espetáculo ao vivo do Sir. Paul McCartney. Portanto, divulguemos a campanha!


Paul McCartney na Arena do Grêmio: http://www.facebook.com/PaulNaArena2013?ref=ts&fref=ts

The Baseballs no Brasil: http://www.facebook.com/PaulNaArena2013?ref=ts&fref=ts#!/pages/The-Baseballs-no-Brasil/307844035996784



domingo, 16 de dezembro de 2012

Globo de Ouro 2013 - Indicados

  Foi divulgada há 3 dias (me desculpem pela demora), pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, a lista com os indicados ao Globo de Ouro 2013. Os longas Lincoln, Argo e Django Livre dominam as indicações.


  A cerimônia de entrega será no fia 13 de janeiro, com Tina Fey e Amy Poehler como apresentadoras. Confira os indicados abaixo:


Melhor filme (drama)

    - Argo
    - Django Livre
    - As Aventuras de Pi
    - Lincoln
    - A Hora Mais Escura



Melhor filme (musical / comédia)

    - O Exótico Hotel Marigold
    - Os Miseráveis
    - Moonrise Kingdom
    - Amor Impossível
    - O Lado Bom da Vida



 Melhor ator (drama)

    - Daniel Day-Lewis - Lincoln
    - Richard Gere - A Negociação
    - John Hawkes - As Sessões
    - Joaquin Phoenix - O Mestre
    - Denzel Washington - O Voo



Melhor atriz (drama)
    - Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
    - Marion Cotillard - Ferrugem e Osso
    - Helen Mirren - Hitchcock
    - Naomi Watts - O Impossível
    - Rachel Weisz - The Deep Blue Sea



Melhor ator (musical / comédia)
    - Jack Black - Bernie
    - Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
    - Hugh Jackman - Os Miseráveis
    - Ewan McGregor - Amor Impossível
    - Bill Murray - Um Final de Semana em Hyde Park



Melhor atriz (musical / comédia)

    - Emily Blunt - Amor Impossível
    - Judy Dench - O Exótico Hotel Marigold
    - Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
    - Maggie Smith - Quartet
    - Meryl Streep - Um Divã para Dois



Melhor ator coadjuvante

    - Alan Arkin - Argo
    - Leonardo DiCaprio - Django Livre
    - Philip Seymour Hoffman - O Mestre
    - Tommy Lee Jones - Lincoln
    - Christoph Waltz - Django Livre



 Melhor atriz coadjuvante

    - Amy Adams - O Mestre
    - Sally Field - Lincoln
    - Anne Hathaway - Os Miseráveis
    - Helen Hunt - As Sessões
    - Nicole Kidman - The Paperboy



Melhor diretor

    - Ben Affleck - Argo
    - Kathryn Bigelow - A Hora Mais Escura
    - Ang Lee - As Aventuras de Pi
    - Steven Spielberg - Lincoln
    - Quentin Tarantino - Django Livre



Melhor roteiro

    - Mark Boal - A Hora Mais Escura
    - Tony Kushne - Lincoln
    - David O. Russell - O Lado Bom da Vida
    - Chris Terrio - Argo
    - Quentin Tarantino - Django Livre



 Melhor filme em lingua estrangeira

    - Amour (Áustria)
    - A Royal Affair (Dinamarca)
    - Intocáveis (França)
    - Kon-Tiki (Noruega, Reino Unido, Dinamarca)
    - Ferrugem e Osso (França)



Melhor longa animado

    - Valente
    - A Origem dos Guardiões
    - Frankenweenie
    - Detona Ralph
   -  Hotel Transilvânia



Melhor trilha sonora original

    - Mychael Danna -As Aventuras de Pi
    - Alexandre Desplat - Argo
    - Dario Marianelli - Anna Karenina
    - Tom Tykwer - A Viagem
    - John Willians - Lincoln



Melhor canção original

    - "For You" - Ato de Coragem
    - "Not Running Anymore" - Stand Up Guys
    - "Safe & Soud" - Jogos Vorazes
    - "Skyfall" - 007 - Operação Skyfall
    - "Suddenly" - Os Miseráveis



 Melhor série (drama)

    - Breaking Bad
    - Boardwalk Empire
    - Downton Abbey
    - Homeland
    - The Newsroom



Melhor atriz em série dramática
    - Connie Britton - Nashville
    - Glenn Close - Damages
    - Michelle Dockery - Downton Abbey
    - Claire Danes - Homeland
    - Julianna Margulies - The Good Wife




Melhor ator em série dramática

    - Steve Buscemi - Boardwalk Empire
    - Bryan Cranston - Breaking Bad
    - Jeff Daniels - The Newsroom
    - Jon Hamm - Mad Men
    - Damian Lewis - Homeland





Melhor série (comédia / musical)
    - The Big Bang Theory
    - Episodes
    - Girls
    - Modern Family
    - Smash



Melhor atriz em série musical ou de humor

    - Zooey Deschanel - New Girl
    - Julia Louis-Dreyfus - Veep
    - Lena Dunham - Girls
    - Tina Fey - 30 Rock
    - Amy Poehler - Parks and Recreation



Melhor ator em série musical ou de humor
    - Alec Baldwin -30 Rock
    - Don Cheadle - House of Lies
    - Louis C.K. - Louie
    - Matt Leblanc -Episodes
    - Jim Parsons - The Big Bang Theory



Melhor minissérie ou telefilme
    - Game Change
    - The Girl
    - Hatfields & McCoys
    - The Hour
    - Political Animals



Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
    - Hayden Panettiere - Nashville
    - Archie Panjabi - The Good Wife
    - Sarah Paulson - Game Change
    - Maggie Smith - Downton Abbey
    - Sofia Vergara - Modern Family



Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme

    - Max Greenfield - New Girl
    - Ed Harris - Game Change
    - Danny Huston - Magic City
    - Mandy Patinkin - Homeland
    - Eric Stonestreet - Modern Family



Melhor atriz em uma minissérie ou telefilme

    - Nicole Kidman - Hemingway & Gellhorn
    - Jessica Lange - American Horror Story: Asylum
    - Sienna Miller - The Girl
    - Julianne Moore - Game Change
    - Sigourney Weaver - Political Animals



Melhor ator em uma minissérie ou telefilme
    - Kevin Costner - Hatfields & McCoys
    - Benedict Cumberbatch - Sherlock
    - Woody Harrelson - Game Change
    - Toby Jones - The Girl
    - Clive Owen - Hemingway & Gellhorn





             

Sai a primeira lista de indicados ao prêmio de melhor maquiagem, no Oscar 2013

   Foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a primeira lista dos longas que irão competir para o prêmio de Melhor Maquiagem, na cerimônia do Oscar 2013. Dos sete filmes abaixo, restarão apenas três:

- Hitchcock
- O Hobbit - Uma Jornada Inesperada
- MIB - Homens de Preto 3
- Lincoln
- Os Miseráveis
- Looper - Assassinos do Futuro
- Branca de Neve e o Caçador


  No dia 10 de janeiro, será anunciada a lista oficial dos filmes indicados a  85ª edição do Oscar. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá em 24 de fevereiro, com Seth MacFarlane (criador de Uma Família da Pesada e American Dad) como apresentador.